Adeus, Gana

A imagem traz a foto do livro apresentado. Ele está sobre uma superfície de madeira e é marrom avermelhado. O título está escrito em amarelo no topo da capa. Sobre a ilustração de folha e galhos marrom escuros linhas amarelas formam a imagem de uma mulher.
Foi bem difícil escrever sobre este livro. Explico. Adeus, Gana escrito por Tayle Selasi não é um livro difícil de ler, pelo menos não foi para mim, mas é um livro muito tocante que me deixou desconcertada. Ele começa com a morte de um médico renomado. É este fato que vai conduzir toda a narrativa contando como os filhos deste homem se reencontrarão uns com os outros e com a mãe uma nigeriana que mora em Gana. E é neste momento que os mistérios familiares começam a aparecer. Em suma, conta a história de uma família com suas feridas, alegrias, segredos, traumas...

Mas enquanto entendemos esta história familiar vamos sendo apresentados as dores causadas pelo racismo, pelos padrões de beleza e tantas outras coisas escritas em uma prosa cheia de poesia, delicadeza e força e são todas estas coisas que me tocaram de uma maneira surpreendente. Além disso algumas outras obras que já li são citadas na obra (O mundo se despedaça e O olho mais azul). Dentro de um contexto que parece explicar ainda mais a obra que está sendo citada e ampliando o significado do momento que está sendo narrado.

Publicado em 2013 é o romance de estréia de Tayle Selasi que teve como mentora Toni Morrison (já escrevi sobre O olho mais azul e A origem dos Outros aqui no blog). Adeus, Gana já foi traduzido em mais 25 idiomas e vale cada linha. É surpreendente. É fantástico.

Outros autores africanos e afro americanos que apareceram aqui no blog:

Kalaf Epalanga

Chimamanda Ngnozi Adichie

Chinua Achebe

Maya Angelou

Yaa Gyasi


Comentários