Cinco mulheres cheias de memórias para você conhecer

O mês de março está começando e para comemorar este mês marcado pela luta feminina selecionei cinco mulheres que registraram suas memórias e que vale muito conhecer.



Prólogo, ato, epílogo  (Fernanda Montenegro): Em 2019 li o que a grande dama do teatro brasileiro registrou sobre o seus quase cem anos de vida. Uma mulher incrível que não deixa de lembrar de seus antepassados com muito carinho. É lindo quando no Prólogo ela conta sobre a vinda dos avós para o Brasil e sobre a vida dura da família. É lindo como ela conta que o avô ajudou a construir o teatro onde anos depois ela ganharia um prêmio de melhor atriz que ela dedicou ao avô. É emocionante a lucidez dela. É uma bela parte da História do Brasil contada com o olhar de quem viu quase tudo com as lentes da arte.

#pracegover: a foto do livro de Fernanda Montenegro está a esquerda da página. O livro está em uma superfície cinza com flores brancas e rosas. A capa da obra tem a foto da atriz em tons de preto e branco. Ela é uma mulher de pele clara e cabelos brancos. Está vestindo roupa preta e as mãos estão levemente apoiadas sobre a sua boca. Em vermelho está seu nome (Fernanda Montenegro) disposto em duas linhas. Logo abaixo está o título em branco (Prólogo, ato, epílogo) logo abaixo a palavra memórias. Na base da capa aparece a marca da editora (Companhia das letras).


Memorial do amor e Vacina de sapo (Zélia Gattai): Na verdade citei este livro que li em 2020 porque decidi que colocaria o nome das obras. Mas quase todas as obras de Zélia Gattai cabem nesta categoria de memória já que ela é uma memorialista de mão cheia e quase todas as suas obras são memórias ou melhor causos que ela conta da sua vida desde a infância, em São Paulo, até sua vida com Jorge Amado, em Salvador (caso deste livro que citei). Todos são lindos e parecem que estão sendo contados por nossas avós de tanto afeto que tem em cada recordação.

#pracegover: a foto da capa está em um fundo com céu azul e duas áreas de vegetação separada por um muro claro. A capa é de um azul mais escuro que o céu. Do lado esquerdo um círculo amarelo traz em seu centro o nome da autora (Zélia Gattai). Do lado direito da capa há a ilustração de algumas flores em um tom de azul mai claro e uma espécie de barco que parece estar navegando. Em primeiro plano um casal ilustrado em verde escuro (o homem a esquerda e a mulher a direita) estão de perfil e de mãos dadas. Entre os dois um peixe e algumas flores em azul claro. Do lado esquerdo do homem algumas flores também em azul claro. Na base da capa está escrito o título da obra em verde claro.




Carta a minha filha (Maya Angelou): nunca tinha lido nada desta autora até este livro que devorei em 2019. É um livro lindo com conselhos baseados nas experiências de Maya Angelou. Este livro me motivou a ler outro que estava a tempo na minha prateleira. Conselhos que servem para todas as mulheres e que me fizeram sentir um pouco mas próxima desta mulher incrível.

#pracegover: O livro está sobre uma mesa transparente. Do lado esquerdo da foto aparecem parte de uma xícara de café e um prato com um pedaço de bolo de chocolate e as pontas de um garfo. Ao lado do prato está o livro com uma capa amarela escura contendo a gravura de um turbante verde e de lábios escuros formando o rosto de uma mulhere. Sobre esta ilustração está escrito de marrom Maya Angelou e de rosa, logo abaixo, Carta a minha filha. Ambas escrita em letra maiúscula.



Vivendo a História (Hillary Clinton): Li este livro em 2019. Nesta obra Hillary Clinton conta um pouco da sua vida, desde a infância até sua passagem pela Casa Branca como Primeira Dama dos Estados Unidos. É muito interessante perceber as mudanças pelas quais ela passou, as pressões por ser uma pessoa pública e como ela teve jogo de cintura para encarar tudo isso ou melhor as motivações que a fizeram encarar os percalços de ser uma pessoa da política.

#pracegover: A foto traz o livro sobre o teclado de um computador. A capa do livro é em preto e branco. A capa traz a autora da obra com o queixo apoiado nos dedos da mão direita já que sua mão está fechada. Ela tem a pele clara. Os cabelos são curtos e claros. A roupa tem a gola alta e as mangas compridas. Ela está sorrindo. Abaixo da mão está escrito o nome da obra em letra de forma e o nome da autora como se fosse sua assinatura ambas possuem as letras douradas.



Minha História (Michelle Obama): Também li este em 2019. Este livro também traz a vida de Michelle Obama desde a infância até a Casa Branca como Primeira Dama. Aqui temos contato com as dificuldades que esta mulher teve desde a infância. Descobrimos, por exemplo, que uma professora certa vez lhe disse que as universidades que ela desejava frequentar talvez não fossem para ela. Também conhecemos como ela e Obama se conheceram e como foi difícil se adaptar a vida de esposa de um político tão importante. Ao mesmo tempo ela conta como reconhecia se papel na Casa Branca mas como também queria dar a sua contribuição.

Lendo as duas obras descobri que estas duas mulheres que eu já achava muito legais são incríveis. Cada uma do seu jeito, com a sua história deixaram suas marcas em seu país. Já me perguntaram qual das duas é melhor e a minha única resposta é que são diferentes.

#pracegover: O livro é um e-book e a capa está em uma moldura de kindle. Está sendo segurado por uma mão clara. Por ser do kindle a capa deste livro é toda em preto e branca. O fundo da capa é cinza. No alto da capa está o título da obra (Minha história) em letras brancas. Abaixo está a foto de Michelle Obama. Ela é negra e tem cabelos escuros e lisos. Está sorrindo. A palma da mão direita apoia o seu rosto. Ela veste uma blusa branca de mangas curtas e que deixa o seu ombro direito aparecer .

Quer conhecer outros livros de memórias e biografias que eu li? Clique aqui

Comentários