Para as crianças conhecerem Malala

A capa do livro tem o fundo branco. Em uma mesa Malala, vestida de rosa, segura um lápis e olha para o alto onde se forma uma espécie de balão saindo do lápis. Os desenhos que formam o balão são dourados e representam forma da natureza como flores e folhas. Dentro do balão, escrito de azul, está o título do livro: Malala e seu lápis mágico.
Este texto, sobre o livro Malala e seu lápis mágico, foi publicado originalmente em outro blog que eu tenho/tive (no alto das nuvens era o nome do blog). Era um espaço dedicado a leitura das crianças. Mas com o tempo descobri que o que eu queria era escrever sobre as leituras que fazemos em família. Então estou migrando, devagar, tudo para cá. Como hoje é aniversário de Malala Yousafzai decidi passar minhas impressões sobre este livro para cá.

Vamos ao texto:

Conhecemos a história dessa garota pela TV, jornais e internet. De alguma forma compartilhamos da história dela e de sua luta. Sabemos que ela foi a mais jovem Nobel da Paz, mas, curiosamente, não costumamos compartilhar isso com as crianças. Justificável, pois a história não é nenhum conto de fadas. No entanto, as batalhas que Malala travou, e ainda as faz, são bem reais e são a luta de muitos (ela esteve no Brasil esta semana). Então, na minha humilde opinião, esconder isso de meninos e meninas é tirar a oportunidade de mostrar para eles que, no mundo, há sofrimento e que não é normal sempre receber sim como resposta. É também a oportunidade de mostrar que há de se lutar por um mundo melhor desde a infância.

Este livro começa com uma pergunta: Você acredita em mágica? A partir dela, Malala conta a sua história, lembra de um personagem que tinha um lápis mágico e de como ela sonhava com esse lápis. Até que Malala fala de seu esforço para estudar, de como aquilo era bom e de como ficou triste quando foi proibida. A mágica é o ponto de partida, mas ela mostra que para mudar o mundo, a educação é fundamental e, sim, passa por muito esforço, mas tudo começa com ‘uma criança, um professor, um livro e uma caneta’. 

Já escrevi aqui também sobre Longe de casa. Este é um livro em que Malala apresenta a história de refugiados. Leia aqui.


Comentários