Autoras negras que você tem que conhecer

Talvez você já conheças estas três autoras afinal elas são autoras mas também são conhecidas por palestras, entrevistas, prêmios. Se não conhece vale muito procurar por elas e descobrir um pouquinho destas mulheres incríveis. Foi muito difícil fazer uma breve descrição delas porque eu acho as três incríveis, com textos fortes e delicados ao mesmo tempo que tocam em pontos sensíveis, que nos machucam, mas que não nos deixam perder a esperança. Com elas conheci tempos e lugares tão diferentes dos meus que só tenho que agradecer por ter lido cada texto produzido por elas.

Chimamanda Ngozi Adichie: A autora nigeriana Chimamanda é uma daquelas pessoas que eu queria muito conhecer (e sendo um pouco ousada queria ser amiga). Ela tem algumas palestras no TED e foi por lá que a conheci. O primeiro livro que li dela foi Hibisco Roxo e de lá para cá já li vários outros mas escrevi apenas sobre um. Para 2020 planejo ler Meio Sol Amarelo. Na sua escrita é marcada por reflexões de raça e gênero.

#pracegover: fotografia da capa do livro de fundo amarelo. O nome da autora vem escrito primeiro, no topo da capa, seguido do título da obra com letras maiores. Ambos possuem fonte preta. A ilustração da capa traz a imagem de uma mulher negra de perfil. Não é possível ver seus olhos ou detalhes do rosto, somente a silhueta. Os cabelos são longos, trançados e em azul. A roupa cobre os ombros mas deixa a parte que é possível ver das costas descobertas. Esta blusa tem estampa com linhas que formam losangos arredondados nos ângulo na cor preta com fundo amarelo.



Toni Morrison: O primeiro livro que li dela foi O olho mais azul e também foi o primeiro livro desta autora norte-americana ganhadora do Prêmio Nobel de Literatura. O olho mais azul foi um dos mais belos livros que eu já li. As duas obras que li da autora podem ser visto aqui.

#pracegover: fotografia do livro O olho mais azul. A obra está apoiada em um cobertor tendo em vista que se trata de uma superfície macia. A capa é azul com linhas finas e curvas em branco. A fonte do título da obra também é formada por linhas finas contrastam com o fundo por serem mais escuras.



Maya Angelou: Os livros que li dela são livros de memórias mas algumas vezes temos a impressão que não são. Comigo isso aconteceu especialmente com Eu sei porque o pássaro canta na gaiola. Lindo!

#pracegover: A foto do livro é composta por um fundo branco sobre o qual está uma espécie de gaiola escura que está com a porta aberta. A porta é composta por dua que forma, cada uma, uma for. O livro está apoiado na gaiola. A capa tem a ilustração da figura de uma mulher negra. Os lábios, o fundo dos olhos e os detalhes do cabelo são rosados. Mesmo tom usado para escrever o título da obra. O nome da autora está do lado esquerdo do livro escrito com fonte laranja.




Comentários