Livros para ler nas férias

No mundo da leitura tem gente que curte ler o ano todo e tem gente que lê só nas férias. E quando falo de férias estou falando das férias escolares de verão que, no Brasil coincide com o início do ano. O fato é que neste período muitos leitores aproveitam para intensificar suas leituras e até mesmo variá-las, procurando ler mais ficção do que livros técnicos, por exemplo.  Já pensou nos livros que você e as crianças irão ler nas férias? Preparei uma lista de sugestões para toda a família aproveitar as férias e colocar a leitura em dia (ou começar a ler, se encantar por ela e nunca mais largar).

Ah, você não está de férias mas aproveita este período para estabelecer algumas metas para o próximo ano? Então aproveita esta lista e coloca nas suas metas para o ano de 2020.

Para os maiores (adultos e jovens):

Amiga Genial: Duas amigas de uma vida inteira. Uma delas desaparece a outra começa a contar esta relação com todas as suas crises, alegrias e influências. Este é o primeiro livro, de uma série de 4, que conta a infância das duas meninas. Já falei sobre o primeiro e o segundo aqui.

Guga- Um brasileiro: Muitos brasileiros viram este atleta se tornar uma referência no tênis ao se tornar campeão de Roland-Garros em junho de 1997. Era a primeira vez que muita gente no mundo que ouviam falar deste catarinense. Mas ele conquistou o mundo não apenas por sua competência profissional mas também pela simplicidade e simpatia que demonstra sempre que aparece em público. Ler este livro é como estar conversando com Guga. Publicado pela editora Sextante.

Tudo depende de como você vê as coisas (Norton Juster): Milo é um garoto que acha tudo chato. Mas um dia ele encontra em seu quarto um presente bem estranho: um carro com um pedágio. É aí que começa uma viagem pelos lugares mais diferentes. Aqueles que nem em sonho ele imaginou existir com regras que não fazem sentido … ou fazem. Todo depende de como você vê as coisas. Livro publicado pela Companhia das Letras em seu selo jovem: Seguinte.

Prólogo, Ato, epílogo (Fernanda Montenegro): Já falei sobre este livro e foi um livro que gostei muito de ler. Cheio de emoção, sensibilidade e certa dureza Fernanda Montenegro nos traz um pouco da memória do que viveu ao longo de seus 90 anos.

Ei, tem alguém aí? (Jostein Gaarder): A sinopse que acompanha o livro apresenta os dois personagens: Joakim e Mika. O primeiro um menino de 8 anos que encontra Mika e não acredita no que vê: “eles são muito diferentes, mas são muito parecidos”. Os dois passam 24 horas juntos e essa convivência pode ou não ser um sonho.  Uma das coisas mais legais do livro é a importância dada para as perguntas. Isso me chamou a atenção já que muitas vezes desprezamos as perguntas dando muito mais valor as respostas. Sobre esse livro já escrevi um post para o blog No alto das nuvens.

Para as crianças:

Diário de Pilar: Pilar é uma menina que está procurando seu pai que foi embora antes de sua mãe descobrir que estava grávida e nunca mais foi encontrado. Ela percorre o mundo, junto com seu amigo Breno, com uma rede mágica que ganhou do avô em busca de pistas.São seis volumes e cada um é uma viagem para algum lugar do mundo. Sou simplesmente encantada com esta série. Também já escrevi sobre ele em No alto das nuvens

Flicts (Ziraldo): Publicado pela primeira vez em 1969, junto com o homem na lua, esse livro fala sobre uma cor que parece não existir porque ninguém a conhecia e por isso ela vive muito triste. Será que ela vai se encontrar em algum lugar? Será que alguém vai perceber que ela existe? É uma obra super colorida apesar de ter poucas ilustrações características de seu autor. Leia mais aqui.

Lá no alto das nuvens (Paul McCartney, Geoff Dunbar e Philip Ardagh): Já escrevi sobre este livro duas vezes. Uma aqui e outra no blog No alto das Nuvens que, aliás, tem este nome por causa deste livro. O protagonista da história é Serelepe, um esquilinho que adora ouvir as histórias que sua mãe, Calda de Açúcar, conta sobre a ilha. Tudo vai bem até que muitos tratores invadem a floresta em que Serelepe, sua mãe e seus amigos estão. A vida desmorona neste momento. Calda de Açúcar não resiste e Serelepe fica desolado e ao invés de subir no balão do sapo Ranufo e procurar Animália, o esquilinho vai para a cidade. Um livro cheio de aventura. Publicado pela Editora Planeta e traduzido por Ruth Rocha.

A cor de Coraline (Alexandre Rampazo): Um amigo pede emprestado a Coraline um lápis cor de pele. E agora? O que é cor de pele? Um livro super colorido que nos faz refletir sobre uma coisa que parece tão corriqueira e que ninguém questiona (questionava). Sempre que é lido aqui em casa surge uma conversa super legal e reflexiva. Publicada pela editora Rocco Pequenos Leitores.

Abrindo caminhos (Ana Maria Machado):Talvez a grande temática deste livro seja o encontro. Para falar sobre isso, Ana Maria Machado traz personagens como Carlos Drummond de Andrade, Dante Alighieri, Cristóvão Colombo, Alberto Santos Dumont… e mostra como eles abriram certos caminhos e construíram certas pontes. Mas também mostra como ainda temos muito a fazer para que nesses caminhos não cresçam espinhos e para que essas pontes não sejam destruídas. O livro parece ter trilha sonora já que é dedicado a Tom Jobim e tem em sua construção trechos adaptados de Águas de Março. Também já escrevi sobre ele em outro blog.





Comentários