A história de Greta

O nome da sueca Greta Thunberg começou a aparecer para mim em 2018 quando as primeiras notícias de que uma garotinha estava faltando aula para pressionar os políticos de seu país a de fato fazerem alguma coisa pelo meio ambiente. De lá para cá seu nome e sua voz ganharam força e ela passou a ser ouvida com mais atenção tanto em seu país quanto fora dele. Apesar de tudo isso eu não conhecia muito da história desta pessoa que foi a mais jovem a ser reconhecida com a indicação para o Prêmio Nobel da Paz mas sempre parava para escutá-la. Adorei encontrar este livro.

Com uma linguagem acessível para leitores de todas as idades Valentina Camerini, a autora desta biografia não autorizada, apresenta uma Greta engajada filha de uma família que a apoia e acredita muito em seu potencial. Com o apoio vindo de dentro de casa Greta ganhou o mundo e mostra que não podemos parar na primeira pedra que aparece no nosso caminho para alcançarmos nossos objetivos. Greta é portadora da síndrome de Asperger mas isso não a impediu de buscar soluções para o problema ambiental. Um problema, aliás, que não é só dela.

Aliás, esta é uma das minhas dicas para o mês da mulher: garotas que toda garota deveria conhecer: Greta Thunberg e Malala Yousafzai (falei sobre o livro Longe de Casa de Malala aqui no blog).

#pracegover: do lado esquerdo do texto há uma fotografia da capa do livro que é tema deste post. A obre está sobre um fundo de plantas predominantemente verdes. A capa do livro tem fundo branco com ilustração de folhas verdes e amarelas. No centro da capa, na parte superior há o título da obra: A história de Greta. Sob o título há a ilustração de uma menina que representa Greta. Ela veste uma capa de chuva amarela, tem os olhos e a pele claros. Os cabelos estão penteados com duas tranças laterais. Nas mãos protegidas por luvas Greta traz um cartaz onde se lê "Ninguém é pequeno demais para fazer a diferença. A biografia não autorizada de Greta Thunberg".

Comentários