Dicas para incentivar a leitura (para toda a família)

 


Já li muito sobre leitura na infância. Já escutei muita gente falar sobre isso. E sempre que posso, paro mais uma vez. Porque sempre é bom escutar novamente e, se me interesso por isso, há grandes chances de eu aprender mais uma coisinha sobre o tema. O que acho muito legal nestas leituras é o quanto as dicas podem ser aplicadas para a formação de leitores de todas as idades. O texto que você vai ler foi escrito para o meu outro blog (No alto das nuvens) mas resolvi trazer para cá para incentivar a família toda a pegar um livro e começar esta aventura. Então, aliando o que estudei, com a experiência aqui em casa, trouxe aqui cinco dicas para formar leitores.


Conte histórias para e com uma criança: Compartilhar esse momento é muito legal. Pode ser em um livro, mas também, “de cabeça”, como dizem os meus filhos. Essa última é aquela história que pode ser inventada. Quando eu e as minhas irmãs éramos pequenas inventei uma, elas contaram para os meus filhos e eu, vira e mexe, tenho que recontar. Mas também pode ser uma lembrança de um livro que você ouvia quando era criança. Ah, e se você não tem criança por perto ou quer ler algo mais adulto pode participar de um grupo de leitura coletiva.

Dê livro de presente (não só para crianças mas também para adultos): Assim como um brinquedo, ao abrir um livro é possível entrar em um mundo fantástico. Gostar de livros, às vezes, nos impede de ver que isso existe. A primeira vez que vi isso sendo dito para uma criança, foi na véspera do dia das crianças, em frente a uma livraria que tinha na vitrine livros L-I-N-D-O-S. A criança tinha uns 8 anos e disse que queria um livro naquela data que se aproximava e o pai disse não. Sempre que posso, presenteio com livros.

Frequente bibliotecas, livrarias e sebos com a criança (e sozinho ou com um amigo): existem espaços lindos para adultos e crianças que convidam a sentar e se deliciar com cores, cheiros e texturas. Explorar esses lugares é uma ótima oportunidade de conhecer obras belíssimas. Mas lembre-se, levando os livros para casa ou não, trate com carinho os livros.

Deixe os livros acessíveis: Aqui em casa nunca vi problema em misturar livro infantil e brinquedo. A criança, mesmo não alfabetizada, conta as histórias para os brinquedos, usa os brinquedos para encenar as histórias e, aí, a magia se faz. O mesmo vale para adultos: tenha livros por perto.

Converse sobre o livro: Perguntar sobre os personagens e o enredo, saber o que a criança achou do que foi lido é muito legal. Além de conhecer o que o pequeno pensa sobre vários assuntos fortalecendo o vínculo afetivo com a crianças você estimula a capacidade de síntese. Claro que esta conversa pode acontecer entre os adultos com os livros que os adultos estão lendo.


Quer ver dicas de livros para compartilhar com os pequenos? Clique aqui.

Comentários