Chão de Meninos


A foto traz a capa do livro chão de meninos. O fundo desta capa é verde claro com ilustrações em tons de verde mais escuro que formam o perfil de um rosto e um animal que parece um cachorro. Alguns pequenos detalhes em laranja como o círculo no centro da página que traz o nome da autora em letras brancas. O nome do livro está escrito em preto e está localizado mais próximo da margem inferior da capa.
O Rio de Janeiro dos anos 1950. Este é o cenário de Chão de Meninos. Um livros de memórias de uma família, as memórias de uma mãe sobre uma fase de muitas mudanças para seus filhos. Ah, Zélia Gattai e suas memórias, sua leveza, seu carinho.


Chão de Meninos conta a história da família Gattai Amado no período em que viveram no Rio de Janeiro depois de voltarem do exílio na Europa até o momento em que mudaram para a Bahia. Como em outras obras Chão de Meninos não tem necessariamente um ordem cronológica ao mesmo tempo que deixa lacunas entre um fato e outro. Estas lacunas podem ser ou não ocupadas em textos de outros livros. Mas isso não tira a beleza e a coerência do texto. Como diz o texto de apresentação da obra (na orelha do livro) “o tempo , nas mãos de Zélia, é matéria de sonho, não de cronologia”.


Depois que terminei este livro fiquei pensando muito sobre ele, seu conteúdo e título e o que percebi é que Zélia escreveu um texto dedicado a Jorge Amado, e seus oitenta anos, com as amizades, a políticas, as dores e alegrias da família. Isso tudo formou o chão em que João e Paloma cresceram e caminharam. Neste livro ela mostra onde os filhos firmaram chão no Brasil tendo em vista que João foi morar fora ainda muito bebê e Paloma nasceu fora do país. Esta é mais uma amostra de como o amor está entranhado na escrita de Zélia.


Comentários