O segredo da Rua 18 - Zélia Gattai

O segredo da Rua 18, de Zélia Gattai (a edição que tenho foi publicada em 1997 pela Editora Record) se passa em outro tempo. Para aqueles que estão inseridos em um mundo hiper digital pode parecer até estranho. O cenário é uma rua de trabalhadores, esquecida por muitos - nem nome tinha - e identificada por um número 18. Pais que saíam o dia todo para trabalhar e crianças que depois da escola achavam as mais diversas formas de passar o tempo incluindo trabalhar como engraxates, vendedores de doces etc. o que rendia uns trocados que ajudavam na renda familiar.  Ainda não existiam os eletrônicos e a TV (quando havia) tinha conteúdo infantil pequeno e era na rua que estavam as melhores brincadeiras.

Neste local, vivem Doralice e Miguelinho. Eles moram com sua mãe, dona Rosa, que trabalha como lavadeira e ganha margaridas e lírios do jardineiro da casa onde trabalha. Com elas dona Rosa pretende fazer um pequeno jardim na frente da casa onde mora a família e pede para os filhos prepararem a terra. E é aí que começa uma super aventura para as crianças desta rua.

É um livro cheio de flores, ingenuidade,  mistério e, como já disse, aventura. É uma obra simples mas cheia dos perfumes daquelas histórias que os meus avós e meus pais me contavam de seu tempo de criança. Então tem muito afeto envolvido. Pudera, é o segundo livro infanto-juvenil da autora que disse sentir a necessidade de se dirigir a este público pois estava, naquele tempo, cercada pelos netos. Comprei este livro em um espaço coletivo de cultura bem perto do Pelourinho, em Salvador (BA) e entre as memórias que ele carrega está o autógrafo da autora.

Comentários