Amiga Genial - vol. 3 e 4

Impossível falar destes dois livros separados, pelo menos para mim. História de quem fica (Vol. 3) e História da menina perdida (vol. 4) são incríveis e para mim foi bem difícil não os ler na sequência. No caso das obras de Elena Ferrante eu precisei dar um tempo entre o primeiro e o segundo e entre o segundo e o terceiro. Esse período era importante para digerir aqueles personagens todos e compreender como eles estavam me tocando. Aquele maniqueísmo de bem e mal tão comum por aí não está presente nesta obra - e na vida também nem sempre está também, né? - o que fez com que as coisas não ficassem claras para mim e refletir sobre tudo isso era bem importante.

Mas nestes dois últimos eu realmente queria saber o que ia acontecer e como as personagens principais, Lila e Lenu, iam resolver todos aqueles sentimentos que pareciam cada vez mais aflorados a medida que a idade avançava para elas. Eu também queria saber para onde Lila tinha ido, já que no início do primeiro livro da série nos deparamos com o desaparecimento dela. Para mim tudo foi surpreendente.

Especialmente no quarto livro temos muito a visão da Lenu então se eu pudesse pedir alguma coisa para a Elena Ferrante seria que ela apresentasse a visão da Lila. Sei que ela não era muito de escrever mas vai que tivesse um diário… Queria conhecer melhor elas mesmo já me sentindo amiga das duas. Mesmo amando e odiando as duas.

Gente, sério, estou órfã de série de livro, de personagem...

Comentários