Ganhar mais, gastar menos e investir melhor

Escutei falar deste livro em um podcast que eu costumo ouvir e que apresentou um episódio sobre consumo feminino e todos os estereótipos que envolvem esse tema. Nesse período eu estava sentindo muito a necessidade de aprender a cuidar melhor do meu dinheiro. Foi uma época de medos e incertezas para mim. Nada de grave era apenas um sentimento que me fez procurar esse tipo de conhecimento. Então lá fui eu procurar o livro da Denise Damiani e da Cynthia de Almeida, publicado pela Editora Sextante.

O livro fala muito da importância para a mulher de cuidar da grana. Que não basta ganhar mais é necessário saber como comprar e onde investir. E isso é muito difícil e o legal desse livro é que ele mostra os motivos que levam as mulheres a terem esta dificuldade. Entram aí questões como a espera pelo ‘príncipe encantado’ que vai pagar as contas (pois afinal de contas é uma forma do príncipe salvar a princesa). Mas como o próprio livro traz “sem o controle de suas finanças, as mulheres não conseguem ter uma vida plena”. Uma das coisas bem legais de se pensar é que “a definição de riqueza não é estabelecida só pela entrada de dinheiro, embora seja muito importante maximizar os seus ganhos de forma inteligente e sensata”.

Nesse caminho o livro traz várias reflexões que valem muito a pena de serem feitas tanto para homens quanto para mulheres (público do livro). Claro que ela traz uma regra básica que todo mundo que já começou a cuidar de sua grana sabe: saiba quanto entra e quanto sai. A próxima regra é o quanto esta relação pode melhorar e onde o dinheiro que sobrar vai parar. Tudo isso vem cheio de histórias que ilustram melhor e dão dicas. Bem básico mas quando a gente lê parece que estabelece um compromisso consigo mesmo (e porque não dizer com as autoras também) para fazer isso da melhor maneira possível.

Comentários