Como li mais de 50 livros em um ano

Sei que tem gente que lê muito mais do que isso mas eu, particularmente nunca tinha conseguido apesar de chegar muito perto. Não foi exatamente uma tarefa difícil mas também não dá para dizer que foi fácil. Há muitas críticas. Muita gente que acha que quando a meta é em número de livros acaba-se privilegiando livros menores e, segundo algumas das pessoas que eu encontrei, estes livros não têm conteúdo (e eu sempre me perguntei o que eles querem dizer com isso).

No balanço final li mais de 60 livros (até a publicação deste texto foram 67), destes 40 foram escritos por mulheres e 10 por autores negros, sendo 7 livros de autoras negras. Percorri mais de vinte países folheando mais de 15.000 páginas o que alcançou mais de 160 centímetros de altura de vários gêneros e temas incluindo dois de poesia que é um tipo de texto que eu leio pouco, apesar de gostar.

Diante destes números fiquei pensando em algumas coisas que fiz que me ajudaram a bater a minha meta de 52 livros (e ultrapassá-la). Selecionei aqui 6 coisas que eu fiz e que ficam como dicas. Vamos a elas:

Ler mais de um por vez: Essa dica é muito pessoal. Nunca foi fácil para mim ler um livro por vez. Vou me revezando entre as obras até chegar no ponto de dizer “agora tenho que ficar só com esse porque está quase terminando”. Os motivos para que isso aconteça são variados e depende muito da época. Pode ser que o livro seja teórico demais e preciso de momentos para viver um pouco a ficção. Pode ser que a temática seja pesada (livros de guerra, por exemplo) e seja necessário sair um pouco do sofrimento vivido ali e pode ser que o livro seja muito longo e, por mais que seja bom, cansa. Então dar esse tempo também é bom. É claro que isso pode fazer com que alguns livros fiquem um pouquinho esquecidos mas logo, logo eu volto e termino.

Levar livro para todos os lugares: Essa é ótima. Sempre tem um livro na bolsa. Essa é uma das vantagens de ler mais de um livro ao mesmo tempo. Afinal, se o livro da vez é muito grande não dá para ficar levando para lá e para cá. Mas ter livros de vários tamanhos ajuda a fazer isso. Também ajuda ler os digitais já que se pode levar muitos livros muito facilmente para qualquer lugar e ter eles bem na palma da mão. Vale qualquer lugar: banco, consultório, aula, no carro (nunca se sabe quando vai aparecer um engarrafamento), transporte público… qualquer lugar. O negócio é avançar na leitura.

Ficar menos nas redes sociais: Talvez essa seja a mais difícil. Vivemos em um mundo ultra conectado. Dispersar da leitura é muito fácil quando existem outros estímulos muito próximos e temos a impressão que se não respondermos ao toque do celular imediatamente coisa sinistras podem acontecer. Ter uma meta de leitura que era difícil de alcançar para mim foi um estímulo para estipular momentos para entrar em redes sociais ou mexer nos eletrônicos. Claro que nem sempre foi fácil. Mas foi possível.

Pegar livros emprestados: eu tenho muitos livros e li muitos dos meus livros mas sempre ter um que eu tinha que devolver foi importante. Quando pegamos livro emprestado ele deve ser lido (pelo menos eu penso assim) e devolvido então ele é quase uma prioridade. Às vezes era de biblioteca, às vezes vinha do acervo de amigos. Como lia mais de um estava sempre revesando.

Kindle: comprei este dispositivo no fim de 2018 (na verdade ganhei de natal) e foi ótimo! O primeiro motivo é que ele permite que se leve quantos livros você quiser para onde você for sem ocupar espaço. O segundo motivo foi que a versão que eu tenho me permite ler mesmo tendo a luz mais baixa no ambiente. Isso facilitou a minha vida quando, por exemplo, eu acordava no meio da madrugada e não conseguia mais dormir. Solução: pegava o kindle e ficava lendo sem acender a luz nem acordar ninguém.

Ler antes de dormir: ou, tenha pelo menos um momento fixo para a leitura. Mesmo com todas as outras dicas listadas anteriormente realmente nem sempre dá para ler durante o dia então, ao invés de olhar as redes sociais antes de dormir se comprometer a ler pelo menos duas ou três páginas antes de dormir já é um caminho. Li todas as noites mesmo quando chegava muito tarde. E claro que de vez em quando eu acabava lendo mais do que o pretendido.

Comentários