História do novo sobrenome

Foi um pouco difícil digerir o primeiro livro da série Amiga Genial, de Elena Ferrante e publicado pela Biblioteca Azul. Para mim foi uma obra densa  e que me permitiu entrar em contato com sentimentos que há muito eu não tocava. O segundo livro, História do novo sobrenome, não foi diferente. Permitiu que tais sentimentos fossem melhor conhecidos.


Neste livro as meninas crescem, Lila se casa e Lenu continua a estudar. Mas esta, que é a narradora da história, vê na vida da amiga mais alegrias do que na sua. Acho Lenu uma personagem incrível. Ela é mais tímida e sonhadora que vê nas ousadias da amiga tudo aquilo que ela gostaria de fazer mas não consegue mesmo que em vários momentos ela seja desprezada, e diria até humilhada, por esta amiga. A impressão que tenho é que tudo o que acontece com Lenu que vem de Lila a fortalece.

Ao mesmo tempo Lila não é toda ousadia. Isso talvez a faça não sofrer tanto. Mas em vários momentos ela demonstra sensibilidade diante das coisas do mundo. Um sensibilidade que por vezes vem da vontade de ser um pouco de Lenu. O conhecimento e a timidez da amiga a fortalece e não digo que seja algo ruim não. Aliás, em alguma parte da história Lila diz que Lenu é a inteligente da dupla e por isso não pode deixar de estudar. Há entre elas uma admiração que se aproxima muito da inveja.

Eu estou gostando muito de ler esta série. Entre tantas coisa que esta coleção me faz pensar (porque tem muita coisa que gera reflexão aqui) é como pessoas tão diferentes conseguiram se aproximar a ponto de se tornarem melhores amigas e como, mesmo sem querer ou sem imaginar, elas influenciam uma as ações da outra. O que é preciso para influenciar os outros? Dizem que esta é uma característica dos líderes. Mas se aprende? Como aprender?  Muito bem, agora falta dois livros para completar a série.

Comentários