O cérebro da criança

Filhos não vêm com manual de instrução. Então desde que me vi mãe comecei a estudar sobre estes seres que entram nas nossas vidas para dar uma reviravolta daquelas. No começo todos eles eram novidades porque, afinal, eu nunca tinha lido nada sobre o tema. Depois o negócio começou a ficar chato. Eram poucas as informações novas e havia muita coisa do tipo “se dá certo comigo, dá certo com todo mundo” o que, eu entendi, não era bem assim. Então parei de ler este tipo de literatura. Passado um tempo voltei a este tipo de obra já com um novo olhar. Algo do tipo “vou ver se tem alguma ideia que eu possa adaptar”. Aí percebi que o tipo de obra que estava sendo produzida também mudou um pouco. Então chegou em minhas mãos O cérebro da criança, de Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryson  (Editora nVersos).

O que gostei muito deste livro é que ele não diz ‘faça que vai dar certo’ ele diz você pode tentar isso (um exemplo) mas se não der faça outra coisa que envolva tal habilidade. Um exemplo disso foi quando falou como o exercício físico pode acalmar as crianças. Ele não diz faça tal exercício ele traz exemplos mas avisa se esta não for uma possibilidade para você faça qualquer coisa que envolva mexer o corpo (vou dizer que esta já experimentamos aqui em casa e é bem eficiente, hein).

Isso acontece porque ele vai apresentando, claro de maneira simples, o cérebro humano. O que quer dizer que certas coisas não vale só para as crianças (apesar de adultos estarem em fases de desenvolvimento diferentes dos pequenos também pode servir de autoconhecimento). Ah, outra coisa bem legal, que percebi que está mudando com relação aos livros sobre educação de filhos que li antes. O cérebro da criança (e outros que já li mas ainda não postei) não estão direcionados às mães. Isso me incomodava bastante nos que li no passado. Este, especificamente fala para mães, pais, responsáveis, cuidadores, professores… todos que convivem com crianças.

Comentários