Renato Russo, o filho da revolução

Sou de uma geração que ouviu exaustivamente Legião Urbana e Renato Russo e que o viu sofrer com a doença que levou a sua morte. Apesar disso eu não era exatamente a pessoa que mais ouvia este músico. Mas vamos deixar bem claro: eu conheço as músicas e reconheço sua importância… Enfim, acontece. Foi por reconhecer tudo isso que quando eu vi este livro do Carlos Marcelo, publicado pela Editora Planeta, no Kindle unlimited eu logo o peguei para ler.

Eu acho que uma das maiores curiosidades das pessoas quando leem uma biografia é conhecer aquele sujeito (que muitas vezes é famoso e gostamos) na vida pessoal, mais do que a obra o ser humano o que, por vezes, decepciona o leitor. Acho importante separar um do outro mesmo entendendo que não tem jeito, eles estão misturados. E aqui, eu acho, temos um ponto forte desta obra sobre Renato Russo. O autor não se esquiva de mostrar o filho, o amigo, o aluno Renato. Mas não há uma exposição excessiva da privacidade dele mas sim apresenta um pouco do ser humano exigente, melancólico, questionador que era Renato Russo e que é um dos responsáveis por um movimento cultural que mexeu com toda uma geração depois dos duros anos da ditadura militar brasileira.

Outro ponto que foi muito positivo na experiência de ler esta biografia foi ver como a rede (de contatos) da música foi se formando. Como os músicos iam se conhecendo e colaborando um com o outro e como, com isso, eles iam  construindo e vivendo a história. O livro, assim, não traz só história da música que foi criada neste tempo pelos personagens que estão ali apresentados mas todo o contexto social, econômico, cultural de uma região, Brasília,  e do Brasil. Traz assim, um pouco da História do Brasil.


Comentários