Memórias de leitura

Este post não vai falar de livros mas de uma palestra. Sou aluna do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (da Unisul de Tubarão). A aula inaugural falou sobre as memórias de leitura e foi ministrada pela professora Eliane Debus. Vou escrever sobre ela porque realmente ela me fez pensar em várias coisas. Foi legal me dar conta das minhas lembranças de leitura e pensar no que escrevo aqui.

Eliane Debus falou de um certo diário de memórias de leitura que, simplificando, é um lugar em que se escreve sobre como lembramos dos livros na nossa vida (infância). Os textos que ela trouxe (de grandes escritores brasileiros) mostram que quando lemos o fazemos não apenas com os olhos, mas com as mãos, os ouvidos, o nariz, com o corpo. Isso explica, por exemplo, o material com que os livros infantis são feitos, os cenários que eles montam ao serem abertos. Essa é uma ideia muito interessantes que nem sempre é pensada por nós. Por mais que gostemos de ler e que sejamos atraídos pelo toque e pelo cheiro do livro não nos demos conta que também é uma forma de leitura.

Aí pensei que talvez este seja o meu espaço de memória da leitura (será?) porque realmente não quero fazer crítica literária, nem resenha ou resumo eu quero simplesmente falar sobre o que eu leio e colocar nos meus textos as minhas sensações sobre eles.

Gostei bastante da palestra neste sentido. Mas a partir de agora o bicho vai pegar!

Comentários

  1. Querida amiga, adorei...
    Mas... se para ti o bicho vai pegar, para mim, tende a assim ser em 2011. Diante disso, a caloura aqui vai começar a rezar.
    Valha-me Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Gosto da forma como voce se refere a leitura e livros..um certo romantismo..saudosismo,parece Armando Nogueira escrevendo sobre futebol(que falta faz)..mandou bem teacher...tenho aprendido!!
    Rudfla...abraços!

    ResponderExcluir
  3. Marília, o negócio é correr atrás e ler demais!

    Rudfla, que bom que estais gostando e espero que esta característica do texto seja uma qualidade!

    Venham sempre! Um forte abraço

    ResponderExcluir
  4. É uma coisa que eu reparo na diferença, quando vou ler um livro tocando nele, ou quando leio um livro baixado, na tela do computador. Embora o conteúdo seja o mesmo, o momento, o instante da leitura torna-se diferente.
    Outra coisa que admiro muito é quando um leitor fala dos seus livros como opinião pessoal, não com pretensões de resenhá-lo, porque a minha curiosidade é saber que conceito, que pensamento desencadeou aquela leitura naquela pessoa. Será que foi a mesma que despertou em mim?
    É por isso que eu prefiro os blogs que não perdem a "essência" de blog, que é expressar a opinião pessoal.

    ResponderExcluir
  5. Esta diferença é realmente marcante para mim também! Ler com o livro na mão é bem diferente!

    Espero que eu esteja conseguindo fazer isso com os livros que estou postando aqui. Venha sempre Lady Murphy gosto muito da sua presença por aqui. Um abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário