A casa do Rio Vermelho

Foto da capa do livro A casa do Rio Vermelho. A metade superior da capa é de cor laranja e a metade inferior é verde. A ilustração branca assemelha-se as ilustrações de cordel. Reproduz-se casas e muros. No canto superior esquerdo dentro de um círculo vermelho está o nome da autora: Zélia Gattai e no centro mas já na parte verde da capa o nome da obra. O registro foi feito em um jardim pois sobre a capa do livro há uma flor de hibisco vermelho.
Que memórias guarda uma casa? Que memórias construímos em uma casa? Nestes dias de isolamento estas são perguntas que me faço quase diariamente. Sendo professora do curso de Design de Interiores elas vêm com mais força. Pensar nisso me levou de volta para A casa do Rio Vermelho - a construção e o livro.

Já fui duas vezes na casa em que Jorge Amado e Zélia Gattai viveram. Uma casa carregada de memórias, de alegrias e tristezas… uma casa cheia de vida, amor e boas energias.Foi nesta casa que comprei este livro de Zélia Gattai. Um livro que traz as memórias deste lugar incrível em palavras. Uma tarefa difícil!

O livros apresenta ao leitor a casa antes da casa. Como surgiu a ideia de voltar à Bahia, os amigos que ajudaram… Também mostra como as coisas foram acontecendo: o jardim, os sapos… Mas o livro não fala só da vida na casa. Fala de viagens realizadas pelo casal e como a casa era o porto seguro. Fala das personagens que ganharam vida naquele ambiente e chegaram até nós nos livros de Jorge. Fala de amigos e família.

Eu já li alguns livros de Zélia e em todos eles tenho a impressão que ela fala de apenas uma coisa: o amor. Lembro de perceber isso já neste livro (que foi o segundo que li da autora). Acho que senti isso porque a sua narrativa é cheia de carinho. Carinho pelo homem que amou, carinho pelos pais, pelos filhos e netos. Carinho por quem trabalhava com ela e perto dela. Carinho pelos amigos. Ah, os amigos… merecem um texto só para falar desta relação linda entre o casal Jorge e Zélia e seus amigos.


Quer conhecer mais livros da autora aqui no blog? Clique aqui.

Você também pode conhecer as obras que eu li de Jorge Amado clicando aqui.

Comentários