Martin Luther King e Rosa Parks: unidos pela igualdade

Duas pessoas fundamentais para as lutas pelos direitos civis dos negros dos Estados Unidos em um único livro. Martin Luther King eu conhecia há algum tempo Rosa Parks conheci melhor com esta obra. Ele um líder religioso que sonhava com um mundo melhor, ela uma mulher que ousou sentar em um banco de ônibus que lhe era proibido. Isso mobilizou a população negra em um boicote contra os transportes públicos e durante mais de um ano cerca de 40 mil pessoas não usaram ônibus na região de Montgomery até que a Suprema Corte Americana tornou inconstitucional a separação das pessoas nos ônibus. Martin e Rosa... os dois juntos para diminuir as desigualdades e as mais diversas formas de violência.

Um livro lindo para crianças e jovens. Eu li este livro para os meus filhos quando eles ainda não sabiam ler. Com eles consegui ler todo sem que eles ficassem cansados e desatentos mas esta leitura biográfica eu sempre fiz com eles, e isso pode ser uma explicação para esta paciência. Como o livro é um pouco longo é possível que, se você for ler com as crianças, tenha que ler em partes e que tenha que parar para explicar algumas cenas (ou mesmo pular - caso as crianças sejam muito pequenas vale contar com as suas palavras - já fiz várias vezes).

O livro traz ainda uma seção Para Compreender Melhor que explica melhor os fatos e traz fotos e mapas dos eventos mencionados no livro. Ah, a autora deste livro é a francesa  Raphaële Frier. Ela já escreveu várias obras para crianças entre elas algumas biografias como esta. Já o ilustrador é o também francês André Langevin (conhecido como Zaü) ele também se destacou no mercado editorial infantil (já escrevi sobre uma das obras dele que fala sobre Madela).

Comentários