Memorial do amor & Vacina de sapo

Conheci a obra de Zélia Gattai quando fui pela primeira vez a Casa do Rio Vermelho, em Salvador, onde ela e Jorge Amado moraram durante cerca de quarenta anos e onde as cinzas do casal estão enterradas. A casa é um local que transmite uma paz e uma calma incríveis. Foi neste lugar que vi pela primeira vez Anarquistas, graças a Deus, primeiro livro da autora. Foi amor a primeira vista. Longo em seguida li A Casa do Rio Vermelho, também lindo. A principal característica da autora é a memória. Uma vez alguém me disse que se quiser conhecer a vida de Jorge Amado leia Zélia Gattai pois é ela a grande responsável por registrar as memórias do casal.

Pois bem, Memorial do amor & Vacina de sapo são os dois últimos livros de Zélia reunidos em uma única obra pela Companhia das Letras e foram escritos depois da morte de Jorge Amado e é não só uma declaração de amor mas uma declaração ao amor. Ao longo da leitura é possível perceber como Zélia traz as memórias do que foi vivido pelo casal para se despedir de seu amado. Além da própria memória a autora traz elementos que situam o leitor no tempo do que está sendo narrado. São cartas, telegramas, entrevistas que vão aparecendo ao longo de todos os textos que compõem a obra.

Assim, vamos conhecendo um pouquinho mais dos dois e seu lindo amor que começou na década de 1940. Já nas primeiras páginas descobrimos que Jorge confidencia a um amigo: “Ao ver Zélia, arriei bandeira, pedi paz. Ela ainda não sabe, mas vou me casar com ela”. E dessa forma vamos conhecendo amigos, descobrindo a história de objetos que até hoje estão em exposição na casa, compreendendo os motivos que fizeram com que ela transformasse a casa em um memorial… tanta coisa… tão lindo!

É especialmente em Vacina de sapo que vamos conhecendo um pouco dos últimos anos de Jorge Amado. Sofrendo de problemas cardíacos em certo momento ele começa a ficar alheio ao mundo. Zélia sabe que ele compreende o que está acontecendo a sua volta mas não reage mais e é aí que ela começa a buscar não só os tratamentos que a ciência lhe disponibiliza mas outras possibilidades que estão ‘entre o céu e a terra’ como ela fala. Assim ela vai se despedindo do amor de uma vida. É sem dúvida uma obra emocionante.

Ah, o prefácio é da filha do casal, Paloma Amado. Nele já se percebe que a emoção certamente tomará conta de quem se aventurar nesta leitura.

Comentários