Elza Soares por Zeca Camargo

Uma voz forte. Considerada uma das maiores cantoras do mundo. De que planeta veio esta mulher? Elza Soares responde: “do planeta fome”. Foi assim que ela se apresentou pela primeira vez nos palcos. Durante algum tempo sempre que ouvia falar em Elza Soares vinha a imagem do jogador Garrincha. Associação que se pode compreender no livro sobre a vida da cantora, escrito por Zeca Camargo. Segundo a própria Elza a opinião pública, a mídia, a apresentou durante muito tempo como a companheira do jogador e não como a cantora com todas as qualidades que tinha. Isso a incomodava (quem não se incomodaria?).

Confesso que nem sempre gostei de biografias. Ainda hoje tenho uma certa resistência. Mas devagar vou aprendendo a apreciar este gênero que mostra pontos de vistas nem sempre contados nos livros didáticos. Permite também que, muitas vezes, consigamos sair das caixinhas que as disciplinas vistas na escola colocam o conhecimento.

A biografia escrita pelo jornalista Zeca Camargo é linda e humana. Não coloca a cantora como santa (um pedido da própria Elza) mas mostra como ela passou a vida se reinventando apesar e por causa de todas as dificuldades que teve (e foram muitaaaaassss). São características das quais muito ouvimos falar, quase sempre na teoria: resiliência, inovação, observação, oportunidade. Além disso, conhecer um pouco da vida desta mulher é também conhecer parte da história do Brasil no século XX em várias de suas dimensões. Tem um  pouco de história da comunicação, a ditadura militar, a forma como a população se locomovia, violência contra a mulher, racismo, tanta coisa… e assim é possível construir um conjunto de memórias e ir juntando as peças de um quebra-cabeça tão gigantesco como a História.

Este foi um dos últimos livros que li em 2019. Comprei ele no início do ano mas não consegui ler logo em seguida (outros livros me escolheram antes). Queria muito terminá-lo em 2019 e foi muito bom fazer esta leitura.

Comentários