Pequeno Manual Antirracista

Os textos de Djamila Ribeiro costumam me fazer para pensar muito. Geralmente eles são uma leitura de fácil acesso mas por vezes ganham uma complexidade que nos fazem ter que ler e reler. O Pequeno Manual Antirracista, publicado pela Companhia das Letras, é um pouco dos dois. De linguagem simples e didática deve ser uma fonte de constante leitura.


Sinceramente eu acho que uma das nossas falhas como humanidade é que, em pleno século XXI, ainda temos que explicar para um ser humano como tratar outro ser humano de forma digna e respeitosa. E isso vale para quase todas as relações que temos na sociedade. Afinal, nossa vida em sociedade é regida por discursos que, em muitos casos, já deveriam ter sido mudados e desconstruídos. Como não foram nem mudados, nem desconstruídos seguimos buscando melhorar para que novas práticas inclusivas se tornem a regra.

Tenho certeza que perceber esta falha nos faz procurar aprender como corrigi-la. Então, para ler este livro o único pré-requisito é querer ser um ser humano melhor e disposto a construir um mundo melhor para todos. A autora traz um pouco da sua experiência pessoal, traz pesquisas muito legais sobre o tema debatido na obra (que eu não conhecia). Ela faz indagações capazes de deixar qualquer um desconcertado e aí está o ponto: isso faz com que venha a reflexão. A gente olha o mundo com um olhar mais questionador em busca de respostas que nem sempre serão encontradas mas que fazem com que a postura diante da pergunta mude o que de alguma forma fará a prática mudar também.

Comentários