Laços

Como criamos os laços que nos unem aos outros? Quando estes laços se formam ou se desfazem? Como resolvemos as dores que aparecem ao longo do tempo? Aliás, é possível resolvê-las? É uma reflexão em torno destas perguntas que o livro Laços, de Domenico Starnone, nos leva a fazer. A obra narra a história de uma família (pai, mãe, filho e filha) a partir de um momento específico: um assalto no apartamento dos pais enquanto eles estão em uma viagem de férias.

É a partir deste evento que histórias do passado reaparecem. ‘Causos de família’ que vão levando aquelas reflexões das primeiras perguntas deste texto. É um livro intimista e muito reflexivo. Esta é uma obra sobre a qual parece haver uma névoa mesmo que o cenário seja descrito como sendo um dia de muito sol e calor. Ainda assim há uma névoa. Apesar de diferentes, as vezes até lembra Elena Ferrante. Aliás, há todo um mistério sobre isso envolvendo Elena e Domenico.

Esse livro foi uma sugestão da Tag. Ele foi o primeiro livro do autor lançado no Brasil. Eles organizaram uma volta ao mundo em 50 livros muito legal. Vieram sugestões de 50 países diferentes. Acho que a ideia era que o leitor começasse no primeiro e depois de lê-lo passasse para o segundo mas isso não aconteceu comigo.Saí logo descobrindo todos eles e passeando por livros do mundo inteiro e procurando se eu teria acesso a alguma edição. Achei esse no Kindle e gostei muito.

Comentários