Educação não violenta

Um dos meus objetivos para  2019 (além de ler 52 livros) era aprender um pouco mais sobre educação positiva e não violenta. E foi bem assim que procurei: Educação não violenta e o livro da Elisama Santos, publicado pela editora Paz & Terra, apareceu. A obra tem várias recomendações de gente que eu gosto e sigo.

Com uma linguagem de fácil acesso a autora vai mostrando como se formou a cultura da violência na educação. Afinal, hoje em dia, em que a palmada já é (ou deveria) ser pouco usada em casa e na escola, onde está a violência? Onde estão os resquícios de um tempo em que ter respeito era ter medo?  Que estratégias podemos usar para romper com as correntes da violência e transformarmos o mundo em um lugar menos agressivo? É um pouco disso que a autora tenta responder.

Talvez, por eu ser mãe, minha primeira impressão foi que este livro é endereçado aos pais. No entanto, como vários outros livros que estão saindo nos últimos anos, essa é só uma impressão porque ele é indicado para todos que lidam com crianças e, portanto, estão envolvidos com sua educação. Depois da leitura do livro diria que ele serve inclusive para quem lida com educação em todos os níveis. Além disso, como já disse em outros textos, este é um livro que contribui e muito para o autoconhecimento do leitor.

Comentários