Hillary Rodham Clinton - Vivendo a História

Faz tempo que o nome desta mulher chega aos meus ouvidos. Para muitas pessoas talvez seja uma daquelas personalidades que sempre existiram. Apesar de simpatizar em algumas coisas com ela também tinha muitas dúvidas e este ano, depois de ler o livro da Michelle Obama, esta obra chegou em mim pelas mãos de uma querida prima que me emprestou. A primeira coisa a ser levada em consideração aqui é que é um livro de memórias em que Hillary fala sobre a vida dela portanto não é uma biografia que outra pessoa escreveu pesquisando em diversas fontes. Então é o ponto de vista dela sobre a vida.

A primeira dúvida que eu tinha: Como esta mulher chegou a vida pública? Mais do que isso: Como ela se tornou candidata a presidente dos EUA? O que eu descobri no livro é que esse foi um movimento natural da carreira que ela construiu. Não foi só porque ela era primeira dama antes disso ela já tinha um envolvimento enorme com o meio político. E vale destacar aqui que o livro não chega a campanha dela à presidência.

A segunda questão era: Como ela encarou e saiu de todo o processo relacionado ao caso de Monica Lewinsky? Eu já ouvi a Monica falar e me tocou muito. Eu já ouvi Bill Clinton falar. Mas eu nunca tinha escutado (neste caso lido) a Hillary. A minha impressão, a partir do livro, é que até hoje não deve ser exatamente a coisa mais fácil de tratar para ela. Ela me pareceu muito cautelosa quanto ao fato. Mas foi bom ler o que ela pensava e sentia (sente) sobre tudo o que aconteceu.

Por ter lido o livro da Michelle Obama antes é difícil não comparar as duas formas de escrita. A da Michelle é mais solta e um pouco menos detalhista em alguns pontos, pois não era o objetivo dela. Hillary, por outro lado, tem uma linguagem mais sóbria e traz vários detalhes da política norte-americana. Em comum as duas têm a vontade de melhorar a sociedade em que vivem e, cada uma do seu modo, foram buscar isso e compreenderam que poderiam fazer mais estando como primeira dama.

A obra é relativamente extensa e por isso não li apenas ele (aliás, eu raramente leio apenas um livro… tenho vários começados) é claro que chegou uma hora que eu me dediquei mais a ele. Mas isso de ter mais de um livro começado acontece muito especialmente quando a obra que eu estou lendo é muito grande. Por quê? Porque às vezes eu canso ;) Não me julguem.

Comentários