Gentileza: um jeito extraordinário de mudar o mundo

Eu não li este livro em 2019 e estou para escrever sobre ele faz tempo. Então, o dia da gentileza (13/11) me inspirou. Como o próprio título já diz este é um livro Extraordinário. Nele, R.J. Palacio conta a história de um menino, Augiie, que nasceu com um problema que o obrigou a fazer quase diversas cirurgias em seu rosto. Essa situação fez com que ele não fosse para a escola tendo como sua professora a mãe. Mas em determinado momento da vida a ‘professora’ percebeu que ele precisava de pessoas que tivesse mais qualificação para alguns conteúdos que ela não dominava e, assim, Augiie vai para a escola. E é nesse ambiente tão estranho que começam as lições de gentileza.

Augiie sofre porque as pessoas o julgam pela aparência e nem sempre querem ser seu amigo. Augiie ensina e aprende e me fez chorar várias vezes. Nesse dia da gentileza não tem como não lembrar deste livro que fala de diversidade, ética, respeito, amor mas acima de tudo do poder da gentileza pois “grande é aquele cuja força conquista mais corações pela atração do próprio coração”, disse um dos professores. O mesmo professor falou também que se cada pessoa “tomar como regra que, onde quer que esteja, sempre que puder, será um pouco mais gentil que o necessário, o mundo realmente será um lugar melhor”.

O livro vale muito ser lido e tem a versão para crianças menores que chama-se Somos todos extraordinários e é lindo também. Então dá para a família toda ler. Não posso deixar de dizer que esse livro tem filme que é tão legal quanto.

Comentários