Trabalhos de Conclusão de Curso

Este post é um agradecimento, um pedido de desculpas e uma reflexão. Um agradecimento aos alunos que toparam ser avaliados em suas bancas e aos que toparam se orientados por mim neste semestre. Um pedido de desculpas porque, afinal de contas, foi por conta destes TCCs que eu não escrevi mais neste espaço e, por fim, uma reflexão sobre o misterioso e temido Trabalho de Conclusão de Curso (ou monografia) presente na maioria dos cursos de graduação do país.

Neste semestre a primeira turma de Jornalismo da Faculdade Satc, de Criciúma (SC). Eu orientei dois e fui banca de outros quatro. Adorei! Dá trabalho mas se aprende muito!

Vocês devem estar se perguntando por que estou falando disso em um blog de livros? A resposta é simples: ler TCCs é como ler livro. Sério! É claro que quando a leitura é deste tipo de trabalho há um olhar de avaliador mas é inevitável aprender e descobrir coisas com eles. Foi justamente isso que falei para uma das alunas que avaliei: é muito bom ler TCC quando aprendemos alguma coisa.

Desde que entrei na vida acadêmica descobri algumas coisas sobre este assunto. A primeira é que não dá para ficar tanto tempo falando de uma coisa que não se gosta. Então, se algum dos meus leitores está na fase de começar a pensar nisso lembre-se: goste e goste muito do que irá tratar. Talvez esta seja a principal dica, o principal conselho o principal tudo que se possa para quem está pensando em um trabalho deste tipo. A relação com o orientador também conta muito. O nervosismo é normal (mais que normal, aliás), mas quem faz o trabalho não tem problema nenhum.

O fato é que já diz o ditado que sempre deixamos alguma coisa de nós no caminho dos outros e levamos conosco um pouco do outro. E isso, de certa forma fica marcado dentro destes trabalhos.

Comentários

  1. Frio na barriga só de pensar que semestre que vem é a minha vez hehe. Só o começo já deu uma tensão imagina a reta final? Mas simbóra! =D

    ResponderExcluir
  2. É garota tá batendo na porta a tua vez de defender. Passa rápido! Depois que passa é tão bom! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Clau... adorei o post e, mais ainda, adorei dividir contigo a árdua, porém maravilhosa missão de participar das bancas de TCC.
    Vitória de nossos alunos, da facul e nossa, que tanto aprendemos.
    Beijo!!!!!

    ResponderExcluir
  4. É isso ai Marília. Que venha o próximo semestre. Abraços.

    ResponderExcluir

Postar um comentário