Para entrar no clima da Copa

Adoro esportes. Adoro praticar exercícios. Por tudo isso, para os que não sabem, tenho como objeto de estudo um esporte: o futebol. Por causa disso acabei de terminar de ler Futebol 10 (Editora ARX). Comprei este livro porque estou entrando em mais um projeto futibolístico e, confesso, porque achei lindo! O azul e o amarelo me lembraram o segundo uniforme da Seleção Brasileira e como é época de copa fui fazer a leitura.

É rápido ler este livro. Isso pode acontecer por dois motivos (a meu ver): 1. Tem bastante figura. São ilustrações bem bacanas com a história, as regras, as seleções, as federações, as torcidas, frases de grandes jogadores falando da importância deste esporte que está no meio de sua maior festa. O motivo 2 é que quem lê o livro já conhece um pouco do que está sendo dito. Os dois motivos juntos deixam a leitura bem dinâmica e gostosa.

Não é um livro chato e técnico. Serve para quem conhece e para quem não conhece (quem conhece só terá um pouco mais de facilidade na leitura, mas nada de grave para os que não conhecem). O livro tem glossário, uma relação com os principais atletas (do mundo todo) e uma pequena ficha técnica de cada um.

O livro também serve, especialmente para os que acham futebol uma bobagem, um bom momento para repensar alguns conceitos. Lá vai uma frase do Michel Platini, ex-jogador francês e presidente da UEFA: “Numa época em que a Europa procura se definir, nada contribui mais para essa busca do que seu amor por nosso esporte” (p. 30). Na verdade a reflexão serve para o futebol mas também para todos os esportes que, de uma maneira ou de outra servem de integradores nacionais.

Ah, outra coisa bem legal é que este livro dedica uma parte para o futebol feminino. É interessante conhecer a história de um esporte entre as mulheres. Temos ai a questão do gênero.
Como eu adoro o tema sou suspeita de falar. É uma leitura recomendada para homens e mulheres, especialmente em tempos de Copa do Mundo.

P.S: Os autores do livro são Martin Cloake, Glenn Dakin, Adam Powley, Aidan Radnegee Catherine Saunders.

Comentários

  1. Alguém já disse, o Geneton Neto, @genetonmneto difundiu no twitter e eu repasso pq concordo "Das coisas que menos importam, o futebol é a mais importante!" E concordo tbém que o esporte em geral é um integrador nacional... em qquer país!
    Bj, adorei de conhecer no Lulu

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana, nossa também achei o máximo te conhecer. Foi ótimo trocar experiências. Boa frase esta, vou guardar, nunca se sabe quando se vai precisar dela. Sobre o esporte como integrador nacional é só conhecer o enredo de Invictus, filme que eu estou louca para ver, para se ter uma noção do quanto o esporte é capaz de unir culturas diferentes. Obrigada por vir, volte sempre. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Tá aí um livro que devo ler para acabar com minha ignorância sobre o futebol! Adorei a dica!

    ResponderExcluir
  4. Passando por aqui percebi que seu blog é interessante e fala de coisa que você relfete sobre.... bem, não sou fã de futebol, mas como todo brasileiro estou acompanhando....

    No fundo a gente quer que o Brasil ganhe mas se não for nesta copa que seja na proxima aqui no Brasil.

    Valeu

    ResponderExcluir
  5. Olá Juliana, gostei da tua visita. Achei este livro realmente interessante. Aprende-se muito sobre futebol com ele (das regras a paixão pelo esporte). Obrigada pela visita e venha sempre. Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Marcos, realmente acho que todo brasileiro acaba se envolvendo com a Copa mesmo que não acompanhe futebol nos outros quatro anos. Isso acontece justamente porque o esporte age como um integrador nacional. Que bom que você gostou do blog. Venha sempre que quiser. Um abraço.

    ResponderExcluir
  7. Oh! Este é aquele livro em formato de bola de futebol? Vi dois modelos na Nobel e achei muito legal... até para presentear adolescentes e incentivar a leitura.
    Bj e vamos ao hexa hehehehe

    ResponderExcluir
  8. Não Letícia, este é em formato de de camisa (parece uma camisa dobrada). Realmente é um presente bem legal! Um abraço e vamos ao hexa!

    ResponderExcluir
  9. Faço minhas as palavras da Juliana e ainda acrescento uma reserva de empréstimo para o semestre que vem =)

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Obrigada por vir J. COlin sobre o empréstimo conversamos. Um forte abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário