Dia Internacional do Livro Infantil

A data será comemorada no dia 2 de abril. Vou me adiantar um pouco e postar um texto sobre um livro que li em 2009.

Para contar história é preciso ler...

Então vamos aos livros infantis. É bom explicar que sempre gostei de criança. Várias amigas já me perguntaram por que eu não fiz pedagogia e me especializei em crianças. Adoro estes pequenos! Além deles adoro as histórias feitas para eles. Quando criança adorava ouvir de meus pais (ou de quem quer que fosse) e contar para as bonecas. Depois que cresci um pouquinho comecei a contar para as minhas irmãs e era muito divertido. Apesar disso, vários ‘clássicos’ infantis eu nunca havia lido, alguns nem conhecia a história direito. Quer um exemplo: O pequeno príncipe (Editora Agir). Conhecia bem mais ou menos o enredo. As vezes alguém me lembrava que “Tu és eternamente responsável por aquilo que cativas” era dessa obra. Mas nunca havia lido de fato. Meu pequeno até já tem uma versão em alemão, que ganhou de uma das tias, e eu ainda não tinha lido em português. Me sentia na obrigação pelo menos para tentar contar a história na versão estrangeira sem saber a língua em questão.

Ai, com a barriga crescendo a gente se empolga com coisas de criança e o meu marido encontrou na livraria o tal livro. Comprou. Eu imediatamente pensei: hora de ler. Gostei muito. É forte, criativo e nada, nada cansativo. Em vários momentos fiquei pensando como esse livro pode ser considerado infanto-juvenil... o tema é muito adulto. Mas a abordagem é fantasiosa, lúdica. É isso que deixa o livro interessante para os mais novos e o mesmo motivo deve fazer muito adulto pensar que ‘não tem nada a ver’. Confesso que o final é meio chocante: não se espera um final daqueles em livros para os pequenos. Me fez pensar sobre um monte de coisa, rever conceitos e formas de ver o mundo. Nossa, foi tudo de bom!

Comentários

  1. Acabei de comprar em espanhol. E tb não li na infância. Só descobri os encantos do Pequeno Príncipe na fase adulta. Mas sempre é tempo :)
    Vc já viu a versão em PopUp? É a coisa mais linda do mundo. De deixar adultos e crianças completamente apaixonados.
    Dá uma olhada no site da editora! http://www.opequenoprincipe.com.br/

    ResponderExcluir
  2. vou olhar sim. E vou te dizer que ganhei a versão em alemão! Obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  3. O Pequeno Príncipe é um dos melhores livros que já li, tenho até o filme rsrs, um clássico, todo mundo deveria ler =)

    ResponderExcluir
  4. Alemão não encaro não rsrsrs
    Comecei a estudar espanho agora... peguei um livro conhecido para facilitar o estudo. A poesia dele fica tão fofa em espanhol. Fico imaginando em francês... um dia chego lá! :)

    ResponderExcluir
  5. Elizangela, que bom que viesse 'dar uma espiadinha' por aqui! Apareça sempre! Eu também acho: todo mundo deveria ler este livro! Bjos

    ResponderExcluir
  6. 'Mulher: macho da relação', só para reafirmar que eu ganhei o livro em alemão, não sei se encaro ele também não, mas quem sabe um dia me empolgo. Comecei a lê-lo em italiano, mas não consegui chegar até o final, mas um dia volto a ele e termino. bjos

    ResponderExcluir

Postar um comentário